Perguntas Frequentes

Sim. Todos os cursos da plataforma Escult são gratuitos.

Todas as pessoas com ensino fundamental completo podem se inscrever, sobretudo trabalhadores e estudantes da Cultura.


A plataforma oferta cursos livres e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), abertos a todas as pessoas com ensino fundamental completo, e cursos de Especialização, via edital, para quem já possui curso de graduação. 

São cursos de curta duração que abordam conteúdos mais específicos dentro de uma determinada área profissional. Possuem duração média de 3 meses.

São cursos de livre oferta destinados à formação de trabalhadores para ingresso ou reingresso no mundo do trabalho, visando a qualificação e a atualização ou aprimoramento profissional. Possuem duração média de 6 meses.

Os cursos livres são de curta duração e têm carga horária de até 60 horas.
Os cursos FIC têm maior duração, com carga horária de 160 horas.
Os cursos de Especialização têm carga horária igual ou superior a 360 horas.

Os cursos da plataforma Escult são ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Cada curso ocorre em uma sala de aula do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) da plataforma.

Alguns cursos podem ter acompanhamento pedagógico de tutores e momentos síncronos para o esclarecimento de dúvidas. Essas informações estarão disponíveis na página de cada curso.

Os cursos a distância apresentam um formato flexível, por isso você administra o tempo e o espaço de seus estudos dentro do período previamente estipulado e informado na plataforma. Fique atento aos prazos para não perder a oportunidade de concluir seu(s) curso(s).

Clique em “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados. Depois clique em “Criar minha conta”. Você receberá um e-mail com um link para confirmação do cadastro. Informe um endereço de e-mail correto e válido, ao qual você tenha fácil acesso.

Fique atento! O e-mail de confirmação pode ter sido encaminhado para sua caixa de spam.

Acesse o site https://escult.cultura.gov.br. Clique em “Entrar” e busque a opção “Esqueceu o seu usuário ou senha?”. Informe o CPF ou o endereço de e-mail nos locais indicados e clique em “Buscar”. Se esses dados estiverem corretos, você receberá um e-mail com instruções simples para confirmar e completar a alteração de senha.

Para se inscrever, navegue até a página do curso de seu interesse e clique no botão "Inscrever-se agora". Siga as instruções para completar o processo de inscrição.

O período de inscrição dos cursos estará disponível na plataforma. Fique atento!

Sim. A plataforma é totalmente otimizada para dispositivos móveis, permitindo que você acesse os cursos de forma conveniente em seu celular ou tablet, a qualquer hora e em qualquer lugar. Priorize a utilização na horizontal.

Os cursos FIC e livres disponíveis na plataforma Escult terão duração entre 3 e 6 meses e serão reofertados a cada semestre. Essa informação estará disponível na página de cada curso.

Sim, desde que consiga organizar o tempo de dedicação aos estudos e cumprir os prazos para a conclusão de cada curso.

Em caso de dúvidas técnicas, você pode encaminhar um e-mail para suporte.escult@ifg.edu.br. Em caso de dúvidas pedagógicas, relacionadas ao conteúdo do curso, encaminhe sua pergunta ou comentário no Fórum de Dúvidas do curso em que você estiver inscrito.

O Fórum de Dúvidas é uma ferramenta que permite interação e troca de ideias entre os participantes sobre um determinado tema. Ele é geralmente utilizado para promover discussões sobre os tópicos do curso, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões, façam perguntas, respondam a questionamentos e debatam ideias.

Participar dos fóruns é altamente recomendável por várias razões. Primeiramente, os fóruns incentivam a participação ativa, permitindo que os alunos compartilhem suas ideias, perspectivas e conhecimentos. Além disso, ao interagir com os colegas, é possível expandir seu entendimento sobre diversos temas, desenvolver o pensamento crítico e melhorar suas habilidades de comunicação escrita.

A sala de aula virtual é composta por alunos, tutores, fórum de atividades, biblioteca do curso, materiais de estudo e recursos de aprendizagem. Esses elementos são essenciais para facilitar a interação e o aprendizado.

Após se inscrever na plataforma, você pode acessar a sala virtual autenticando-se com CPF e senha. Uma vez autenticado, terá acesso ao conteúdo do curso, às atividades, aos recursos de aprendizagem e às ferramentas de interação disponíveis.

O material de estudo estará disponível tanto na página do próprio curso em que você está inscrito quanto na “Biblioteca do curso”, em formato PDF. Dentro do período em que o curso estiver disponível, você poderá baixar o material de estudo para o seu computador e imprimi-lo.

As atividades avaliativas no ambiente Escult são configuradas para serem realizadas dentro de um prazo específico, com abertura e fechamento definidos. Durante esse período, você poderá realizar as avaliações de forma gradativa. A nota será disponibilizada logo após o envio de cada avaliação.

Sim. As atividades avaliativas permitem até duas tentativas.

As questões objetivas dos questionários são corrigidas automaticamente pelo sistema.

Existem duas formas principais de visualizar suas notas. A primeira é dentro da própria atividade, pois as notas são disponibilizadas após o envio/correção. A segunda forma é acessando o relatório de notas do usuário ou o relatório geral de notas disponibilizado pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.

Para receber seu certificado, você deverá ler os materiais de estudo, assistir às videoaulas e desenvolver as atividades propostas para o curso. Além disso, você deverá alcançar o percentual mínimo de 60% da nota e responder ao Questionário de Avaliação do Curso. Concluídos todos esses requisitos, o seu certificado estará disponível na página do curso.

A instituição certificadora será a instituição proponente do curso em parceria com o Ministério da Cultura.

Após a devida conclusão do curso, o seu certificado ficará disponível de forma permanente na página do estudante.

Não. Fique atento aos prazos. Se o curso em que você estava inscrito foi encerrado, não será possível retomá-lo. No entanto, você poderá inscrever-se novamente no curso para desenvolvê-lo em outra oferta.

Durante o período de realização, você terá pleno acesso aos materiais do curso, podendo inclusive realizar o download e salvar os arquivos para estudo posterior. Caso não tenha feito isso enquanto estava inscrito, você poderá se inscrever em outra oferta para acessar e baixar os materiais.

Sim. É possível se “desinscrever” do curso (cancelar a inscrição) a qualquer tempo, caso este não corresponda às suas expectativas.

Última atualização: domingo, 7 jan. 2024, 22:32